quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vias Metabólicas - Glicólise

Agora que já foi a primeira prova, que espero que tenham ido bem, vocês entraram na segunda parte do cursoa da introdução das vias metabólicas. A via que vocês estão aprendendo agora é a Via Glicolítica. A Glicólise é uma via que converte  uma molécula de glicose em  duas moléculas de piruvato. O piruvato é o componente principal do Ciclo de Krebs, que será explicado futuramente. 


Estudar pelo livro e pelas anotações de aula é fundamental, mas vocês podem complementar o estudo com vídeos. Há muitos vídeos sobre as Vias disponíveis no Youtube. Vou postar aqui um deles, que é sobre a via glicolítica. Entretanto, há alguns erros de nomes:  não é frutose 1,6- difosfato e sim frutose 1,6-bisfosfato; o outro erro é o nome 1,3-difosfoglicerato, quando o correto é 1,3-bisfosfoglicerato.


Bons estudos.

Um comentário:

  1. peeeeeerfeito só uma correção na formação dos 2 atps na fase de pagamento apartir do gliceraldeido3fosfato há utilização de 2ADP formando 2ATP's e no fosfoenolpiruvato há utilização de 2ADPS e a formação de 2ATPS tendo um saldo total da via de 2 ATP

    ResponderExcluir